Inicio


O que é Turismo Solidário



 O turismo solidário é uma opção para diminuir as cobiças que muitas vezes originam o setor turístico e é também uma forma de estender as mãos aos mais necessitados, para que eles mesmos tenham recursos suficientes para não depredar seu meio, mas que eles possam ser os primeiros a defendê-lo.” (Collombon)

“O Turismo Solidário não é uma atividade de heróis ou heroínas, ou mesmo de jovens a procura de aventuras, não entra em contradição com a busca do prazer pessoal que as viagens habitualmente realizadas trazem nos tempos de ócio. Pelo contrário, as viagens sugerem uma experiência positiva e agradável para a maioria das pessoas que decidem viajar deste modo.” (Victoria)

A pessoa não deixa de sentir o prazer pessoal que ela normalmente busca em uma viagem turística convencional. Esta solidariedade exercida através do turismo faz com que a pessoa se sinta bem, pois esta atividade traz satisfação pessoal ao viajante, quando este participa de atividades sociais.


Gestão de Pessoas no Turismo


A gestão de pessoas é fundamental para o turismo, pois este se caracteriza pela prestação de serviços, e a qualidade do serviço depende do fator humano. Esta gestão é imprescindível para o turismo social que, aqui tem o Turismo Solidário como um segmento desta modalidade.

 A gestão de conhecimento é importante para o desenvolvimento sustentável é o objetivo principal do turismo solidário, do diagnóstico institucional e da ampliação da criatividade e da inovação, mostrando as relações desses aspectos com a gestão de pessoas.

O setor de serviços, nesse desafio se potencializa ainda mais porque há uma interação direta e constante entre as instituições, seus assistidos e seus colaboradores. Uma grande estratégia para uma organização é a qualidade do desempenho de todos que as administram.


As Mídias Sociais 






As  redes sociais podem ser usadas para dar dicas de turismo antes de uma viagem, é fundamental que seja feita uma busca sobre o local a ser visitados, pontos turísticos importantes, restaurantes bacanas, dicas e tudo mais. O melhor lugar para se fazer esta pesquisa é sem a dúvida, a internet!

O Twitter conhecido também como microblog suporta somente 140 caracteres por post, é utilizado não só para dizer “o que você está fazendo agora” como também para pedir referências e sugestões a outros usuários. E encontrar o perfil das empresas de turismo e segui-las também. Aos que gostam de ler um pouco mais existem os Blogs, que não é nada novo, mas ainda é muito bem aceito pelos internautas, que dependendo do autor: conta histórias e situações pessoais que lhe aconteceram, dá dicas e sempre coloca seu ponto de vista sobre o assunto.

O Orkut, é bem mais conhecido pelos brasileiros, ele oferece diversas comunidades sobre lugares para se viajar e discussões em seus fóruns; já no Facebook é possível ‘curtir’ páginas características do assunto e aceitar sugestões para eventos em outras cidades. Um pouco diferente das redes está o Foursquare, informa aos seus amigos a sua localização. Cada vez que o usuário chega fisicamente a um estabelecimento, seja um restaurante, um bar, um aeroporto. Ele também pode fazer um “check-in” virtual pelo seu smartphone. Auto­maticamente, a lista de contatos no Foursquare é atualizada sobre a sua localização. Como a maioria das pessoas fazem comentários sobre o local que visitaram, incentivam outras a experimentarem ou a conhecerem lugares novos para darem suas dicas também.