O
que é Turismo Solidário
“O turismo solidário é uma opção para
diminuir as cobiças que muitas vezes originam o setor turístico e é também uma
forma de estender as mãos aos mais necessitados, para que eles mesmos tenham
recursos suficientes para não depredar seu meio, mas que eles possam ser os
primeiros a defendê-lo.” (Collombon)
“O Turismo Solidário não é
uma atividade de heróis ou heroínas, ou mesmo de jovens a procura de aventuras,
não entra em contradição com a busca do prazer pessoal que as viagens
habitualmente realizadas trazem nos tempos de ócio. Pelo contrário, as viagens
sugerem uma experiência positiva e agradável para a maioria das pessoas que
decidem viajar deste modo.” (Victoria)
A pessoa não deixa de sentir o prazer
pessoal que ela normalmente busca em uma viagem turística convencional. Esta
solidariedade exercida através do turismo faz com que a pessoa se sinta bem,
pois esta atividade traz satisfação pessoal ao viajante, quando este participa
de atividades sociais.
Gestão
de Pessoas no Turismo
A gestão de pessoas é fundamental para o
turismo, pois este se caracteriza pela prestação de serviços, e a qualidade do
serviço depende do fator humano. Esta gestão é imprescindível para o turismo
social que, aqui tem o Turismo Solidário como um segmento desta modalidade.
A
gestão de conhecimento é importante para o desenvolvimento sustentável é o objetivo
principal do turismo solidário, do diagnóstico institucional e da ampliação da
criatividade e da inovação, mostrando as relações desses aspectos com a gestão
de pessoas.
O setor de serviços, nesse desafio se
potencializa ainda mais porque há uma interação direta e constante entre as
instituições, seus assistidos e seus colaboradores. Uma grande estratégia para
uma organização é a qualidade do desempenho de todos que as administram.
As Mídias Sociais
As redes sociais podem ser usadas
para dar dicas de turismo antes
de uma viagem, é fundamental que seja feita uma busca sobre o local a ser
visitados, pontos turísticos importantes, restaurantes bacanas, dicas e tudo
mais. O melhor lugar para se fazer esta pesquisa é sem a dúvida, a internet!
O Twitter conhecido também como microblog
suporta somente 140 caracteres por post, é utilizado não só para dizer “o que
você está fazendo agora” como também para pedir referências e sugestões a
outros usuários. E encontrar o perfil das empresas de turismo e segui-las
também. Aos que gostam de ler um pouco mais existem os Blogs, que não é nada novo, mas ainda é muito bem
aceito pelos internautas, que dependendo do autor: conta histórias e situações
pessoais que lhe aconteceram, dá dicas e sempre coloca seu ponto de vista sobre
o assunto.
O Orkut, é
bem mais conhecido pelos brasileiros, ele oferece
diversas comunidades sobre lugares para se viajar e discussões em seus fóruns;
já no Facebook é possível ‘curtir’ páginas características do assunto e aceitar
sugestões para eventos em outras cidades.
Um pouco
diferente das redes está o Foursquare, informa aos seus amigos a sua localização. Cada vez que o
usuário chega fisicamente a um estabelecimento, seja um restaurante, um bar, um
aeroporto. Ele também pode fazer um “check-in” virtual pelo seu smartphone.
Automaticamente, a lista de contatos no Foursquare é atualizada sobre a sua
localização. Como a maioria das pessoas fazem comentários sobre o local que
visitaram, incentivam outras a experimentarem ou a conhecerem lugares novos
para darem suas dicas também.