Foto: movimento água e vida
As
mídias sociais vão além das expectativas das empresas em geral, e no caso do
turismo isto não é diferente, pois através delas é possível realizar ações
positivas diante de catástrofes, que também são apontadas por estas mídias, mas com a
vantagem, se bem utilizada por um profissional ético da área, poder criar um
impacto positivo, mobilizando as pessoas, fomentando a participação de
caráter ecológico, de cooperação humanitária, levando pessoas através do turismo
a realizar visitas a estes lugares, para oferecer ajuda e confirmar a ação de
restituição do local, onde será reparada, a medida do possível, o dano causado e aplicar
a devida restituição ao meio ambiente destruído.
O episódio de Em 11 de maio, no México é um exemplo desta
ação solidária pelas redes sociais e turistas. Cerca de três semanas após o
vazamento, a divisão de turismo do Estado da Florida, a Visit Florida, lançou uma campanha de
marketing aproveitando as ferramentas de mídia social para divulgar informações
sobre o vazamento. Eles criaram um website chamado Florida Live, para fornecer em tempo real informações sobre os danos que foram
causados ou não, pelos vazamentos na costa do Estado.
Para noticiar sobre o derramamento, o site adicionou vários recursos,
como vídeo ao vivo das praias, mapas do Google com links para o Twitter de moradores locais e páginas do Flickr. O site da Flórida teve um
aumento de 46% em suas visitas em relação ao mesmo período do ano anterior, e
bateu o seu tráfego na página do Facebook
dez vezes mais, e agora tem mais de 8.000 fãs. As conseqüências do acidentes continuam afetando o turismo na Florida, mas
mesmo assim conseguiu um aumentado em todo o estado no último trimestre de 3,4%
em relação ao mesmo período do ano anterior.
Foto: de AP
O turismo moderno necessita da mídia social, por que ela pode fazer com
maior rapidez, a conecção dos moradores locais com os potenciais turistas. O Florida Live liga os tweets locais e
fotos a um mapa do Google, agregando o conteúdo que os moradores e turistas já
estavam criando, complementando os esforços que usam os meios tradicionais de
mídia.A estratégia de marketing adotada foi muito apropriada para o estado da
Florida. As praias estavam limpas em sua maior parte, então, o Visit Florida mostrou para as pessoas que as praias realmente estavam limpas e qual
era a situação da área em tempo real através de câmeras, fotos e depoimentos
dos moradores locais.