domingo, 15 de maio de 2011

As Mídias Sociais e Seu Impacto No Turismo Solidário

Foto: movimento água e vida



As mídias sociais vão além das expectativas das empresas em geral, e no caso do turismo isto não é diferente, pois através delas é possível realizar ações positivas diante de catástrofes, que também são apontadas por estas mídias, mas com a vantagem, se bem utilizada por um profissional ético da área, poder criar um impacto positivo, mobilizando as pessoas, fomentando a participação de caráter ecológico, de cooperação humanitária, levando pessoas através do turismo a realizar visitas a estes lugares, para oferecer ajuda e confirmar a ação de restituição do local, onde será reparada, a medida do possível, o dano causado e aplicar a devida restituição ao meio ambiente destruído.

O episódio de Em 11 de maio, no México é um exemplo desta ação solidária pelas redes sociais e turistas. Cerca de três semanas após o vazamento, a divisão de turismo do Estado da Florida, a Visit Florida, lançou uma campanha de marketing aproveitando as ferramentas de mídia social para divulgar informações sobre o vazamento. Eles criaram um website chamado Florida Live, para fornecer em tempo real informações sobre os danos que foram causados ou não, pelos vazamentos na costa do Estado.

Para noticiar sobre o derramamento, o site adicionou vários recursos, como vídeo ao vivo das praias, mapas do Google com links para o Twitter de moradores locais e páginas do Flickr. O site da Flórida teve um aumento de 46% em suas visitas em relação ao mesmo período do ano anterior, e bateu o seu tráfego na página do Facebook dez vezes mais, e agora tem mais de 8.000 fãs. As conseqüências do acidentes continuam afetando o turismo na Florida, mas mesmo assim conseguiu um aumentado em todo o estado no último trimestre de 3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.



Foto: de AP 

O turismo moderno necessita da mídia social, por que ela pode fazer com maior rapidez, a conecção dos moradores locais com os potenciais turistas. O Florida Live liga os tweets locais e fotos a um mapa do Google, agregando o conteúdo que os moradores e turistas já estavam criando, complementando os esforços que usam os meios tradicionais de mídia.A estratégia de marketing adotada foi muito apropriada para o estado da Florida. As praias estavam limpas em sua maior parte, então, o Visit Florida mostrou para as pessoas que as praias realmente estavam limpas e qual era a situação da área em tempo real através de câmeras, fotos e depoimentos dos moradores locais.

Tudo isso mostra o potencial das mídias sociais para as divisões estaduais de turismo. O Florida Live nasceu do vazamento de petróleo, mas as informações, conceitos e ferramentas construídas irão continuar muito além. Essa é uma forma de mostrar o compromisso com os visitantes e reforçar uma mensagem de confiança, que possuem um grande peso na hora de se escolher um destino para fazer turismo.