“Pessoas de mentalidade global são as que investem
em imagem mais amplas.” (Rhinesmith)
O gestor de pessoas é responsável em
mostrar às pessoas novos horizontes. Para o profissional de turismo isto é um
grande desafio, ser formador de opinião nos tempos modernos. A competência do
Bacharel em turismo pode ser compreendida como o saber fazer (conhecimento
técnico), juntamente com suas habilidades pessoais (lado ser – características
pessoais). Por isso, é muito importante para o profissional possuir este
conhecimento, técnico e pessoal, isto lhe proporciona uma visão ampla sobre
vários assuntos e necessidades.
Podemos dizer que o turismo é um
resiliente – capacidade de tirar proveito das adversidades e retornar ao estado
natural. Isto quer dizer que em tempos de crise, o trade turístico se
reorganiza e inventa novos produtos que visam atender as necessidades dos
clientes.
Características básicas dos clientes de turismo
- Querem ser reconhecidos como
ser humano, único, respeitado em sua individualidade e bem-vindo;
- Querem ter hospitalidade de
quem o recebe, fazendo-o sentir-se parte do novo ambiente;
- Querem ser cuidados por
orientações, informações, amabilidade, calor humano, atenção, etc.
Toda esta expectativa se vai quando o
turista recebe um mal atendimento. Quando nem recebe um bom dia ou uma
informação correta. A gestão de pessoas é fundamental para o turismo, pois este
se caracteriza pela prestação de serviços, e a qualidade do serviço depende do
fator humano.
Por: Marina Albano