segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gestão de Pessoas no Turismo



“Pessoas de mentalidade global são as que investem em imagem mais amplas.” (Rhinesmith)


O gestor de pessoas é responsável em mostrar às pessoas novos horizontes. Para o profissional de turismo isto é um grande desafio, ser formador de opinião nos tempos modernos. A competência do Bacharel em turismo pode ser compreendida como o saber fazer (conhecimento técnico), juntamente com suas habilidades pessoais (lado ser – características pessoais). Por isso, é muito importante para o profissional possuir este conhecimento, técnico e pessoal, isto lhe proporciona uma visão ampla sobre vários assuntos e necessidades.

Podemos dizer que o turismo é um resiliente – capacidade de tirar proveito das adversidades e retornar ao estado natural. Isto quer dizer que em tempos de crise, o trade turístico se reorganiza e inventa novos produtos que visam atender as necessidades dos clientes.

Características básicas dos clientes de turismo

  • Querem ser reconhecidos como ser humano, único, respeitado em sua individualidade e bem-vindo;
  • Querem ter hospitalidade de quem o recebe, fazendo-o sentir-se parte do novo ambiente;
  • Querem ser cuidados por orientações, informações, amabilidade, calor humano, atenção, etc.
Toda esta expectativa se vai quando o turista recebe um mal atendimento. Quando nem recebe um bom dia ou uma informação correta. A gestão de pessoas é fundamental para o turismo, pois este se caracteriza pela prestação de serviços, e a qualidade do serviço depende do fator humano.

Por: Marina Albano