Selecionamos para vocês oito considerações de como
utilizar as redes sociais para o turismo, mostrando as vantagens porque as
redes sociais devem andar juntas:
1
Utilize-as
para SEO: a maioria das redes sociais são websites de grande autoridade
junto dos motores de busca. Ao ter a sua presença e links nas mesmas, te ajudará
a aumentar o ranking do seu website no Google.
2
Novos clientes: Usando
canais diferentes do habitual irá aumentar a probabilidade de conhecer novas
pessoas, fazendo com que possam encontrá-lo de outras formas além do website podendo
assim ganhar novos clientes.
3
Comunicação efetiva: Sabendo
o que dizem sobre sua empresa nas redes sociais e participando da comunicação
ativa, proporcionará uma relação com
potenciais clientes, passando uma imagem de credibilidade e confiança.
4
Passa-palavra: O chamado “boca boca”, uma
ferramenta poderosa na área do turismo. As pessoas que estão nas redes sociais
relacionadas com viagens são ávidas por uma informação relevante e original.
Quando a obtêm, facilmente a passam a outras pessoas, obtendo assim um efeito
viral.
5
Gestão da reputação online: Estando
presente nas redes sociais e fazendo uma monitoração e controle constante das
mesmas consegue gerir a imagem da sua marca nas mesmas.
6
Tecnologia divertida! Se nunca
pensou que utilizar as redes sociais pode ser divertido, então na área do
turismo tem uma oportunidade excelente de utilizar todas as ferramentas e
aplicações online que o podem ajudar a criar conteúdo original e divertido que
o irá ajudar a atrair potenciais clientes: vídeos, artigos, e-books, widgets,
álbuns de fotos, grupos de discussão, eventos online, concursos, etc.
7
Fazer parcerias com marcas que o completem: Qualquer
que seja o seu negócio na área do turismo, em 99,9% dos casos não está sozinho.
Viajar é uma experiência com muitos componentes. Dependendo da sua área, efetuar
parcerias online com agências de viagens, empresas de transportes,
restaurantes, empresas de atividades afins, hóteis, etc, pode completar a sua
presença e oferta nas redes sociais.
8
Dar a conhecer a sua região: Qualquer
que seja o seu negócio na área do turismo, este está inserido numa determinada
região que as pessoas pretendem visitar e conhecer. Não se limite a dar a
conhecer o seu hotel ou restaurante, seja criativo e use as redes sociais para
dar mais às pessoas ajudá-las a conhecer a sua região, criando um apetite maior
por visitar a mesma.
No mundo
das redes sociais ligado ao turismo e viagens, podemos dizer que os potenciais
viajantes querem o mesmo que leram de outros viajantes: aquela viagem
fantástica com tudo que têm direito. Só tem de ir onde eles estão.
Por: Mariana Zanon