segunda-feira, 16 de maio de 2011

Oito considerações ao Utilizar as redes sociais para o turismo



Selecionamos para vocês oito considerações de como utilizar as redes sociais para o turismo, mostrando as vantagens porque as redes sociais devem andar juntas:

1       Utilize-as para SEO: a maioria das redes sociais são websites de grande autoridade junto dos motores de busca. Ao ter a sua presença e links nas mesmas, te ajudará a aumentar o ranking do seu website no Google.
2      Novos clientes: Usando canais diferentes do habitual irá aumentar a probabilidade de conhecer novas pessoas, fazendo com que possam encontrá-lo de outras formas além do website podendo assim ganhar novos clientes.
3      Comunicação efetiva: Sabendo o que dizem sobre sua empresa nas redes sociais e participando da comunicação ativa, proporcionará uma  relação com potenciais clientes, passando uma imagem de credibilidade e confiança.
4      Passa-palavra: O chamado “boca boca”, uma ferramenta poderosa na área do turismo. As pessoas que estão nas redes sociais relacionadas com viagens são ávidas por uma informação relevante e original. Quando a obtêm, facilmente a passam a outras pessoas, obtendo assim um efeito viral.
5      Gestão da reputação online: Estando presente nas redes sociais e fazendo uma monitoração e controle constante das mesmas consegue gerir a imagem da sua marca nas mesmas.
6      Tecnologia divertida! Se nunca pensou que utilizar as redes sociais pode ser divertido, então na área do turismo tem uma oportunidade excelente de utilizar todas as ferramentas e aplicações online que o podem ajudar a criar conteúdo original e divertido que o irá ajudar a atrair potenciais clientes: vídeos, artigos, e-books, widgets, álbuns de fotos, grupos de discussão, eventos online, concursos, etc.
7      Fazer parcerias com marcas que o completem: Qualquer que seja o seu negócio na área do turismo, em 99,9% dos casos não está sozinho. Viajar é uma experiência com muitos componentes. Dependendo da sua área, efetuar parcerias online com agências de viagens, empresas de transportes, restaurantes, empresas de atividades afins, hóteis, etc, pode completar a sua presença e oferta nas redes sociais.
8      Dar a conhecer a sua região: Qualquer que seja o seu negócio na área do turismo, este está inserido numa determinada região que as pessoas pretendem visitar e conhecer. Não se limite a dar a conhecer o seu hotel ou restaurante, seja criativo e use as redes sociais para dar mais às pessoas ajudá-las a conhecer a sua região, criando um apetite maior por visitar a mesma.
No mundo das redes sociais ligado ao turismo e viagens, podemos dizer que os potenciais viajantes querem o mesmo que leram de outros viajantes: aquela viagem fantástica com tudo que têm direito. Só tem de ir onde eles estão.

Por: Mariana Zanon